Comemora-se esta segunda-feira o bicentenário do nascimento do escritor britânico Charles Dickens (1812-1870). A data, especialmente lembrada no Reino Unido, é assinalada um pouco por todo o mundo e Portugal não é excepção.
Ler mais em:
http://www.publico.pt/Cultura/os-200-anos-de-charles-dickens-tambem-e-comemorado-em-portugal-1532622
Os sinos vão tocar esta segunda-feira em Londres. O príncipe Carlos e a duquesa da Cornualha visitam, de manhã, o Charles Dickens Museum, assinalando a reabertura da casa-museu (a única casa onde Dickens viveu em Londres e que ainda existe). O casal real terá uma leitura privada feita por Gillian Anderson. Ao meio-dia, o museu abre ao público e os primeiros 200 visitantes têm direito a bolo de aniversário.
Assim começam as comemorações de homenagens ao autor de “Oliver Twist”, de “David Copperfield” e de “Great Expectations” no Reino Unido.
Ao mesmo tempo, em Lisboa, na Biblioteca Nacional é inaugurada a exposição biblio-iconográfica sobre a recepção de Charles Dickens em Portugal através da tradução da sua obra que começou a ser publicada em periódico e em volume, a partir de 1839. Na Hemeroteca Municipal é inaugurada a mostra “Dickens nas Colecções das Bibliotecas Municipais de Lisboa”. Às 18h, o cineasta Lauro António dá uma conferência sobre “O Univeso de Charles Dickens no Cinema”, na Biblioteca-Museu, em Lisboa. Mais tarde, às 21h30, a Cinemateca Portuguesa exibe o filme de João Botelho, “Tempos Dificieis, este tempo” (1988), que adapta o romance “Hard Times, for These Times” (1854).
No Porto, além da inauguração, esta segunda-feira, de uma exposição sobre a obra de Charles Dickens na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUO), haverá hoje às 15h, uma mesa redonda dobre “A Actualidade de Dickens”, moderada por Isabel Pires de Lima, com a participação de Jorge Bastos da Silva (FLUP), Luís Araújo (FLUO), Luís Novais (escritor), Maria de Fátima Marinho (FLUP) e Maria de Lurdes Sampaio (FLUP). Para as 18h, no Teatro do Campo Alegre, está marcada uma conversa com o realizador João Botelho e às 18h30 será projectado o seu filme “Tempos Dificieis, este tempo”.
Em Lisboa, a data não será comemorada apenas hoje mas durante todo o mês com o Ciclo de Leituras Dramatizadas de excertos seleccionados de obras de Dickens feitas por estudantes e docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
As celebrações do bicentenário de Dickens ficam ainda marcadas pelo lançamento do jornal Dickens 2012 em papel e numa versão para o iPad. As comemorações estendem-se a mais de 100 países e acontecem durante todo o ano. A programação pode ser consultada aqui
www.dickens2012.org.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário