sexta-feira, 12 de abril de 2013

Museu Júlio Pomar inaugura com 100 obras em exposição





O Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, vai ser hoje inaugurado com uma primeira exposição de 100 obras do acervo, percorrendo várias fases da obra do artista, que estará presente na sessão oficial.
O novo espaço cultural de Lisboa será inaugurado oficialmente pelas 11:30 com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, a vereadora da cultura da autarquia, Catarina Vaz Pinto, e da diretora da entidade, Sara Antónia Matos.
Entre as 14:00 e as 20:00, o atelier-museu vai ter entrada livre para o público, e às 19:00 uma visita guiada à exposição inaugural conduzida pela comissaria da exposição, Sara Antónia Matos e por Júlio Pomar.
O atelier está inserido no conjunto de equipamentos culturais do município e foi criado para conservar e divulgar a obra do artista plástico português que completou em janeiro 87 anos.
O imóvel, um antigo armazém do século XVII, próximo da Igreja de Nossa Senhora de Jesus, às Mercês, tinha sido adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa em 2000 com o objetivo de o recuperar para ali instalar o atelier.
O projeto de recuperação do edifício, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, tinha sido adjudicado em 2006 e as obras arrancaram, mas sofreram sucessivas paragens.

Sem comentários: