segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Invasão de cadeiras em Paredes

 
 
"Uma cadeira, uma ideia para o mundo" é o lema da megaexposição que reúne um acervo de mais de 150 cadeiras e peças artísticas de 100 designers de renome internacional, tendo por epicentro a cidade de Paredes.
O evento designado 'Art on chairs' (arte em cadeiras) tem exposições temáticas, em três locais do centro de Paredes, abertas ao público até 18 de novembro.
Na estação da CP é exibida a mostra "Stories of chairs" (histórias de cadeiras), enquanto a Casa da Cultura recebe a exposição "Design Maciço", dedicada à cadeira em madeira maciça ao longo dos tempos, concebidas por nomes consagrados como Wright, Gio Ponti e Gaudí ou mestres contemporâneos como Jasper Morrison e Naoto Fukasawa.

Cadeiras em forma de contos

Nos jardins da Casa da Cultura estão espalhadas dez cabines telefónicas onde se podem ouvir "10 contos para ler sentado", todos alusivos à icónica peça que é a cadeira e da autoria de 10 escritores lusófonos, entre os quais se contam Mia Couto, Vinicius Jatobá e João Tordo.

A mais mediática das nove exposições é de longe a "Duets" (duetos), a série de 11 cadeiras personalizadas desenhadas por conceituados designers para 11 personalidades nacionais e estrangeiras, onde se destacam nomes como Cavaco Silva, Manoel de Oliveira, Cristiano Ronaldo, José mourinho e Maria Bethânia.

Protótipos leiloados em Lisboa

Os 11 protótipos da "Duets" vão ser leiloados pela Christie´s, em finais de novembro, em Lisboa, revertendo as verbas para o Alto Comissariado das Nações Unidas.
O "Art on chairs" é um dos três eixos do Paredes-Polo do Design de Mobiliário, projeto da Câmara Municipal de Paredes que visa a valorização do tecido económico, social e cultural da autarquia e apoiado pelo QREN através de um investimento de 16 milhões de euros.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/invasao-de-cadeiras-em-paredes=f753303#ixzz28hUho4HB

VER imagens em  "Duets, uma ideia para o mundo numa cadeira" em :
http://expresso.sapo.pt/art-on-chairs-transforma-cadeiras-em-obras-de-arte=f738515

Sem comentários: