terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Repositório Institucional da Universidade de Aveiro Produção intelectual de livre acesso

http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=22729
Acaba de ser disponibilizado o Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA), um sistema de informação que armazena, preserva divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade de Aveiro em formato digital, através da web e de forma gratuita, em regime de acesso livre.

O RIA conta já com um conjunto de depositantes registados de várias comunidades da UA e com mais de 4200 documentos diversos, entre artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutoramento, livros e capítulos de livros, working papers, recensões (livro/ artigo), comunicações em conferências e relatórios (científicos e técnicos).

Este sistema de informação tem como principais objetivos promover o conhecimento e o aumento do impacto da investigação produzida na UA, reforçando a sua visibilidade, partilhar o conhecimento científico e técnico, contribuindo para a geração de novos conhecimentos e ajudar a preservar a memória intelectual desta instituição universitária.

A estrutura do RIA reflete a lógica organizacional da UA, de forma a permitir um melhor conhecimento da produção científica por áreas, unidades de investigação e departamentos, resultando numa gestão de informação mais eficiente. O Repositório está organizado em coleções, que correspondem à tipologia dos documentos que aí podem ser depositados, adotada pelo Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

O auto arquivo e depósito de documentos no RIA

Pretende-se que o RIA se constitua no seio da rede de informação de toda a Universidade como um sistema de informação que inclua os documentos de carácter científico. Por essa razão, para que os documentos possam ser arquivados, deverão ser produzidos por membros da UA, em autoria ou coautoria, refletir o resultado de atividades de investigação ou ensino, estar em formato digital, não serem efémeros e terem sido previamente publicados.

O processo de auto arquivo e depósito de documentos (em formato digital) é realizado pelos próprios docentes e investigadores. O depositante deverá ser um utilizador registado ao qual foram previamente atribuídas permissões de depósito, numa ou em várias comunidades da UA.

Alguns documentos são exclusivamente depositados pela equipa dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM). Nesta modalidade de arquivo incluem-se todas as teses de doutoramento e as dissertações de mestrado defendidas na UA, que obrigatoriamente são entregues na Biblioteca.

Acesso livre e direitos de autor

No contexto da produção científica, o criador intelectual da obra detém todos os direitos sobre a mesma, no entanto, os direitos podem ser cedidos a terceiros, como é o caso da publicação em revistas científicas. As condições inerentes à transmissão dos direitos do autor para terceiros variam consoante a política praticada pela editora da publicação. Na maioria dos casos, as editoras permitem o depósito dos documentos em repositórios institucionais, sendo variável a especificação relativamente à versão que permitem depositar.

Os documentos depositados no RIA podem estar disponíveis via web, em acesso livre, ou sujeitos a um embargo, ou seja, uma restrição de acesso por tempo determinado, que pode ir de seis meses, a um ou dois anos. É ainda possível o depósito em acesso restrito, situação que se deverá aplicar nos casos em que as editoras tenham políticas mais restritivas.

Disponível no endereço: http://ria.ua.pt/, o Repositório é fruto do trabalho conjunto de um grupo de técnicos dos SBIDM e dos Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (STIC), coordenado pelo Pró-reitor, Prof. Osvaldo Rocha Pacheco, que exploraram e adaptaram às necessidades institucionais o software DSpace, uma aplicação open source para a criação e gestão de repositórios institucionais.

O texto integra a edição nº 16 Linhas – Revista da Universidade de Aveiro.

Sem comentários: