sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Livros portugueses de divulgação de ciência



Sobre este tema, lemos no De Rerum Natura uma crónica de António Piedade (http://dererummundi.blogspot.com/2011/12/os-livros-portugueses-de-divulgacao-de.html):

O ano de 2011 foi generoso em livros de autores portugueses dedicados à divulgação de ciência. Digo até mais: 2011 deu à estampa alguns volumes que vão ficar (já estão) na galeria dos melhores livros de sempre de divulgação de ciência em língua portuguesa.


Nessa lista de livros de 2011 destacam-se dois que adquirimos para a nossa BE; foram publicados no último trimestre pela Gradiva: “Darwin aos Tiros e outras Histórias de Ciências”, de Carlos Fiolhais e David Marçal e “Casamentos e Outros Desencontros”, de Jorge Buescu. Se o primeiro nos revela histórias da ciência insuspeitas e muito divertidas, o segundo apresenta de uma forma que equilibrada o rigor matemático e a transmissão do seu entendimento por todos, num tom muito humorado e subtil característico de Jorge Buescu. A divulgação da matemática contemporânea, que é substância de inúmeros aspectos do nosso quotidiano, ficou mais rica e mais acessível a todos.

Sem comentários: