terça-feira, 5 de outubro de 2010

http://www.diarioaveiro.pt/

100 anos da República: Aveiro só festejou o acontecimento no dia 7 de Outubro

Maria da Luz Nolasco apela a uma participação dos aveirenses nas acções que a autarquia vai levar a cabo hoje para celebrar os 100 anos da República
“Vivemos uma outra república, com um outro sentido democrático”, disse Maria da Luz Nolasco, vereadora dos Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Aveiro, para quem os 100 anos sobre a implantação da república permitem ter uma “maior consciência do papel” de cada um na sociedade.
O município associa-se às Comemorações do I centenário da Implantação da República, hoje, com a realização da actividade “Aveiro nas Páginas da República” durante todo o dia, na Praça da República. Até final do ano estão previstas outras acções evocativas da efeméride.
Maria da Luz Nolasco apela a uma participação activa dos aveirenses nas várias actividades agendadas para hoje. “Queremos que as pessoas venham para a rua, se trajem à época”, disse a autarca que gostaria de ver, em Aveiro, uma alusão sentida à época da primeira república, onde os ideais republicanos eram mais vincados e genuinamente sentidos pela população.
“Aveiro nas Páginas da República”, um projecto elaborado pelo professor Joaquim Rocha (Jackas), tem como finalidade “trazer à memória dos aveirenses e a todos aqueles que naquele dia visitaram a cidade, excertos do que aconteceu há 100 anos atrás em Aveiro”, refere nota da autarquia.

Meia centena de figurinos
Esta acção envolve a participação de cerca de 30 associações e entidades culturais do concelho de Aveiro, uma adesão que Maria da Luz Nolasco considera “muito positiva” e que envolve mais de meia centenas de figurinos, que procurarão retratar os vários estratos da sociedade portuguesa.
Deste modo, “mergulhados na regular feira que ocorria junto à Capela de S. João (que se encontrava edificada no que hoje conhecemos como Rossio), entre hortaliças, aves, oleiros, ferreiros, batatas, padeiras, circulam ilustres aveirenses entre o povo que buscam incessantemente entre os demais, novas da capital”. Com o intuito de recriar esse momento, será, hoje, apresentada uma feira à moda antiga, onde o povo se concentrará para obter informações sobre a revolução.
Uma vez que, aquando da primeira república, em 1910, a velocidade a que a informação corria era reduzida, Aveiro só festejou o acontecimento no dia 7 de Outubro. Entre muitos actos públicos que surgiram para comemorar o feito, Aveiro hasteou a bandeira nos Paços do Concelho por André dos Reis, aquele que seria nomeado Presidente da Comissão Municipal Administrativa Republicana para Aveiro. Este acto será recriado, hoje, pelas 15.30 horas.
Tal como aconteceu em 1910, a Banda Amizade irá interpretar a Portuguesa após o hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, o que ocorrerá por volta das 15.45 horas.
Seguindo algumas das referências que existem sobre a implantação da República e de como se terá manifestado na cidade de Aveiro, os grupos polifónicos do concelho de Aveiro entoarão a “Marselhesa” na sua versão original. Será uma das muitas propostas que a organização tem para as Comemorações do Centenário da República e que ocorrerá a partir dos edifícios contíguos à Praça da República pelas 14.30 horas.

Actividades até final do ano
No âmbito das comemorações do centenário da república, o Museu de Aveiro tem patente, até dia 11 de Outubro, a exposição “Bandeira(s) e Hino(s) Nacional”, uma colecção de bandeiras nacionais do Museu Militar do Porto.
No Museu da Cidade de Aveiro está patente, até dia 31 de Outubro, a exposição “O Museu da Cidade celebra a República – Curiosidades da República”, enquanto que a Biblioteca Municipal de Aveiro dá a conhecer, até 15 de Outubro, a exposição documental “A República e a Imprensa”.
O lançamento do “Roteiro Republicano de Aveiro” da autoria de Flávio Sardo e António Neto Brandão será feito no próximo dia 14 de Outubro, pelas 18.30 horas, no Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro, que receberá, ainda, no dia 15 de Outubro, as Jornadas de História Local e Património Documental sobre o centenário da República”.
“A República” é, de resto, tema de um ciclo de palestras que o Museu da Cidade de Aveiro vai receber nos meses de Outubro a Dezembro.l


Programa “Aveiro nas Páginas da República”

n 11 - 17.30 horas - Feira à moda antiga e Exposição Documental no Teatro Aveirense e Escola Secundária Homem Cristo - o Povo concentra-se na Praça para saber informações sobre a Revolução;
n 11 horas – Arruada pelas Fanfarras;
n 14.55 horas – Cantar a “Marselhesa”;
n 15.30 horas - Hastear da Bandeira da República nos Paços do Concelho;
n 15.45 horas – Tocar a “A Portuguesa”;
n 16 horas - Discursos Históricos;
n 16.20 horas - Actuação das Bandas;
n 16.30 horas - Tomada de posse da Comissão Municipal Administrativa;
n 17.30 horas - Cantar da “Portuguesa”



Aveiro contribuiu com grandes valores

n A propósito da celebração dos 100 anos da República, Maria da Luz Nolasco lembrou que, durante este período, Portugal e o mundo viveram momentos de grandes convulsões, entre os quais a I Grande Guerra Mundial, que atirou as pessoas para as trincheiras e lutarem pela liberdade, sem esquecer a fome e a crise financeira dos tempos actuais.
A vereadora dos Assuntos Culturais da autarquia aveirense frisou o papel das mulheres na sociedade e no facto de apenas em 1931 uma portuguesa ter conseguido votar. “As mulheres ainda viviam sob algum preconceito e a sua evolução era muito aquém do desejável”, afirmou Maria da Luz, para quem a República foi importante “para uma mudança de mentalidades”, bem como para a “democratização da educação, com a abertura de escolas públicas”.
A autarca frisa o papel de Aveiro durante a república, com a contribuição de uma “plêiade de pessoas”, um conjunto “de valores da cultura, da arte da política”, de “gente eloquente” que são uma referência para os actuais agentes sociais e que reforçam o “despertar político muito aceso” que sempre existiu em Aveiro e que justificam, no seu entender, um centro de estudos políticos.

Sem comentários: