domingo, 7 de fevereiro de 2010

José Tolentino de Mendonça vence Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Tolentino de Mendonça, com «O Viajante sem Sono», (Assírio & Alvim), venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro que lhe foi entregue ontem na Quinta das Lágrimas, em Coimbra; o troféu é uma escultura em prata e pedra da autoria de João Cutileiro.

"Poeta, ensaísta, padre e tradutor do "Cântico dos Cânticos" , professor de Estudos Bíblicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, Tolentino de Mendonça (n.1965) é um dos mais celebrados poetas da sua geração; a sua poesia apresenta, segundo a crítica, uma linguagem pura e cristalina, um tom sublime e belo, uma fragilidade aparente aliada a uma profunda sabedoria.

José Carlos Seabra Pereira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, membro júri do concurso , salientou que "há um trabalho muito cuidado das palavras e dos silêncios" na obra do sacerdote católico."É uma poesia que fala mais das pequenas coisas do mundo. É mais do que uma proclamação directa do contacto com Deus" , (...) "uma voz poética muito representativa das tendências que passaram a prevalecer na literatura portuguesa a partir dos anos 80", sendo que Tolentino de Mendonça "descobriu formas muito originais de manifestar os caminhos do sentido da vida e de Deus". "

Além do Prémio Literário, a Fundação Inês de Castro atribuiu um "Tributo Consagração FIC 2009" à obra de Manuel Alegre editada pela Dom Quixote.

http://www.destak.pt/artigo/52724



AS CASAS
As casas habitadas são belas
se parecem ainda uma casa vazia
sem a pretensão de ocupá-las
tornam-se ténues disposições
os sinais da nossa presença:
um livro
a roupa que chegou da lavandaria
por arrumar em cima da cama
o modo como toda a tarde a luz foi
entregue ao seu silêncio

Em certos dias, nem sabemos porquê
sentimo-nos estranhamente perto
daquelas coisas que buscamos muito
e continuam, no entanto, perdidas
dentro da nossa casa



José Tolentino Mendonça
"A Noite Abre Meus Olhos" (Poesia Reunida), 2006

Sem comentários: