segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Maria de Lourdes Pintasilgo: A mulher que abriu novos caminhos


"Na política como na sociedade, Pintasilgo deixou marcas indeléveis. A condição feminina nunca a inibiu.

Se fosse viva, a única mulher que liderou um Governo em Portugal festejaria hoje 80 anos. Pretexto para revistar o percurso de Maria de Lourdes Pintasilgo, a mulher que rasgou horizontes na política, na sociedade e, claro, na Igreja Católica.

De um olhar de relance pela biografia de Pintasilgo ressalta o facto de ser quase sempre a primeira mulher nos campos a que se dedicou. Primeira mulher quadro superior da maior empresa nacional da época, a CUF, em 1953. Primeira a exercer, em 1974, um cargo ministerial, primeira a chefiar um Governo, primeira a concorrer à Presidência. A lista, que poderia ser mais longa, se não diz tudo sobre a sua personalidade, diz muito. Revela que nunca a condição de mulher - e de católica - a inibiu, num mundo dominado pelo poder masculino. ( ...)"

Paulo Martins, In JN http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1472303


Fundação Cuidar o Futuro http://www.arquivopintasilgo.pt/

Neste sítio pode conhecer e explorar o arquivo histórico de Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), que reúne a documentação que recebeu, produziu e acumulou ao longo da sua vida pessoal e profissional. Neste acervo documental encontram-se importantes fontes para a história contemporânea de Portugal e do mundo, principalmente para o período compreendido entre 1950 e 2004.

Sem comentários: