sábado, 16 de janeiro de 2010

Mais Comemorações em 2010

2010 é o ano em que se comemoram os 150 anos de relações diplomáticas entre Portugal e Japão, com assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio. É também o ano do 500º aniversário do nascimento de Fernão Mendes Pinto.

Quem foi Fernão Mendes Pinto?
http://www.embaixadadeportugal.jp/centro-cultural/fernao-mendes-pinto/pt/
http://www.vidaslusofonas.pt/fernao_m_pinto.htm

O VicenTeatro quer juntar-se a estes festejos com a sua próxima produção TANIXUMÁ (Tanegashima).
Tanixumá surge a partir dos capítulos 132 a 137 da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, onde ele relata a sua chegada ao Japão, na companhia de dois compatriotas.

A curiosidade deste povo em relação à espingarda, arma desconhecida naquelas paragens. A forma como Diogo Zeimoto, oferece a sua arma ao Nautoquim, senhor daquela terra, e como o ensina a fazer pólvora, são marcos do fascínio pela inovação. Os aspectos da aprendizagem laboratorial que nos sugere o fabrico da pólvora têm eco nas práticas medicinais da época, a cura da gota ao Rei do Bungo, com o liquido extraído de um pau que trazia no seu junco, e ao tratar os ferimentos de um príncipe que inadvertidamente usou a espingarda.

De notar também toda a curiosidade destes povos em relação aos que voavam por cima das aguas e que vinham do cabo do mundo.
Esta experiência mostrou-se fundamental para o Japão. Por um lado a pólvora, o seu fabrico e as diversas aplicações. Por outro a espingarda, ferramenta de caça e guerra, que os japões aprenderam a reproduzir e que em menos de 14 anos já havia naquela terra para cima de 600.000 exemplares.

http://www.vicenteatro.com/

Sem comentários: