terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O primeiro catálogo da nossa Biblioteca!


Ora vejam...
Este documento está quase a fazer 147 anos e, dentro de três anos, 150 !!!!

A continuidade das obras e a perspectiva da mudança levam-nos a descobertas interessantes. Encapado a couro, muito bem conservado e de leitura fácil, encontrámos o 1º catálogo da Biblioteca do Liceu Nacional de Aveiro.
O Liceu foi criado 1851 e inaugurado em 1860. A Biblioteca é, portanto, posterior.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O que se guarda dentro de um livro


Coisa maravilhosa: a Biblioteca Municipal de Vila Real vai organizar uma exposição sobre “coisas esquecidas no meio dos livros” — marcadores, anotações avulsas, flores secas, poemas anónimos, cartas, bilhetes de namorados, postais ilustrados que durante meio século foram sendo deixados “no meio dos livros” que foram requisitados das suas estantes. Para isso serviam, também os livros: um bilhete, no meio de um dicionário de Latim, a marcar um encontro junto do muro do Liceu; um queixume enternecido e magoado esquecido entre as páginas de uma monografia sobre cerâmica regional. Um bilhete de cinema a fazer de marcador. A lista pode ser interminável, tal como as florezinhas que se deixavam em certas páginas, onde vinham os sonetos de amor. A ideia é de puro génio.

[Na coluna do Correio da Manhã] IN http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"José Estêvão. Revolução e Liberdade (1809-1862)"





"José Estêvão. Revolução e Liberdade (1809-1862)" - integrada nas comemorações do bicentenário do nascimento desta ilustre personalidade, a exposição continua patente na galeria do edifício da antiga Capitania de Aveiro, até 26 de Fevereiro, de terça a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17.30, com entrada livre.

Passem por lá!... Há forma mais simples de homenagearmos o patrono da nossa Escola?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Maria de Lourdes Pintasilgo: A mulher que abriu novos caminhos


"Na política como na sociedade, Pintasilgo deixou marcas indeléveis. A condição feminina nunca a inibiu.

Se fosse viva, a única mulher que liderou um Governo em Portugal festejaria hoje 80 anos. Pretexto para revistar o percurso de Maria de Lourdes Pintasilgo, a mulher que rasgou horizontes na política, na sociedade e, claro, na Igreja Católica.

De um olhar de relance pela biografia de Pintasilgo ressalta o facto de ser quase sempre a primeira mulher nos campos a que se dedicou. Primeira mulher quadro superior da maior empresa nacional da época, a CUF, em 1953. Primeira a exercer, em 1974, um cargo ministerial, primeira a chefiar um Governo, primeira a concorrer à Presidência. A lista, que poderia ser mais longa, se não diz tudo sobre a sua personalidade, diz muito. Revela que nunca a condição de mulher - e de católica - a inibiu, num mundo dominado pelo poder masculino. ( ...)"

Paulo Martins, In JN http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1472303


Fundação Cuidar o Futuro http://www.arquivopintasilgo.pt/

Neste sítio pode conhecer e explorar o arquivo histórico de Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), que reúne a documentação que recebeu, produziu e acumulou ao longo da sua vida pessoal e profissional. Neste acervo documental encontram-se importantes fontes para a história contemporânea de Portugal e do mundo, principalmente para o período compreendido entre 1950 e 2004.

domingo, 17 de janeiro de 2010

sábado, 16 de janeiro de 2010

Mais Comemorações em 2010

2010 é o ano em que se comemoram os 150 anos de relações diplomáticas entre Portugal e Japão, com assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio. É também o ano do 500º aniversário do nascimento de Fernão Mendes Pinto.

Quem foi Fernão Mendes Pinto?
http://www.embaixadadeportugal.jp/centro-cultural/fernao-mendes-pinto/pt/
http://www.vidaslusofonas.pt/fernao_m_pinto.htm

O VicenTeatro quer juntar-se a estes festejos com a sua próxima produção TANIXUMÁ (Tanegashima).
Tanixumá surge a partir dos capítulos 132 a 137 da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, onde ele relata a sua chegada ao Japão, na companhia de dois compatriotas.

A curiosidade deste povo em relação à espingarda, arma desconhecida naquelas paragens. A forma como Diogo Zeimoto, oferece a sua arma ao Nautoquim, senhor daquela terra, e como o ensina a fazer pólvora, são marcos do fascínio pela inovação. Os aspectos da aprendizagem laboratorial que nos sugere o fabrico da pólvora têm eco nas práticas medicinais da época, a cura da gota ao Rei do Bungo, com o liquido extraído de um pau que trazia no seu junco, e ao tratar os ferimentos de um príncipe que inadvertidamente usou a espingarda.

De notar também toda a curiosidade destes povos em relação aos que voavam por cima das aguas e que vinham do cabo do mundo.
Esta experiência mostrou-se fundamental para o Japão. Por um lado a pólvora, o seu fabrico e as diversas aplicações. Por outro a espingarda, ferramenta de caça e guerra, que os japões aprenderam a reproduzir e que em menos de 14 anos já havia naquela terra para cima de 600.000 exemplares.

http://www.vicenteatro.com/

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dicionários electrónicos (II)

Diz-nos o bibliotequices ( http://bibliotequices.blogspot.com/):

Enquanto não sai o VOLP do ILTEC podemos consultar o "Vocabulário de Mudança" (2008) que pretende facilitar a adaptação às alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).
"Embora as palavras cuja grafia muda sejam uma pequena minoria, o número de regras que são alteradas é significativo e nem sempre é imediatamente claro quais as palavras que são afectadas e como passarão a ser escritas. Este vocabulário contém todas as palavras que passam a escrever-se de maneira diferente, indicando para cada uma as grafias anteriores e a grafia nova."
As palavras da base MorDebe afectadas pelo Acordo Ortográfico são 4 497, o que corresponde a menos de 4% do total. Destas, 2 703 apresentam modificações na grafia; as restantes são apenas variantes que passam a ser legalmente válidas em toda a CPLP.
Fonte: www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=novoacordo

Lista das palavras da MorDebe cuja grafia muda com o Acordo de 1990
www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=novoacordo&act=list&version=all

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicionários electrónicos

Os dicionários electrónicos são uma novidade decorrente do desenvolvimento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Podem ter como suporte um CD- ROM ou um DVD, ou estar simplesmente disponíveis na Internet.
Eis alguns exemplos de dicionários disponíveis na Internet:

Dicionário da Língua Portuguesa On-line : personalizável, inclui um corrector ortográfico, gramática da língua portuguesa, conjugador de verbos
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Dicionário da Porto Editora On-Line
http://www.portoeditora.pt/dol/

Dicionário de Expressões Inglesas no Português
http://www.ipv.pt/anglicismos/

Dicionário Virtual de Ornitologia: é um projecto apoiado pelo Ministério da Educação (programa Nónio Séc. XXI), para o ensino da Ecologia e Biologia em Portugal.
http://aves.ccg.pt/

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Estará a Internet a mudar a nossa forma de pensar?"



Imagem Público | Mike Blake/Reuters

Com este título, o jornal "Público" publicou na sua edição do passado dia 8 um conjunto de depoimentos de filósofos, cientistas, escritores e jornalistas que reflectem sobre as alterações que o ser humano está a sofrer, a nível neuronal, cognitivo, processual e emocional, por efeito do uso, cada vez mais intenso e indispensável, da Internet. Ao longo do ano, no sítio http://www.edge.org , podemos ir acompanhando as respostas que forem sendo dadas a esta questão.

sábado, 9 de janeiro de 2010

São Gonçalinho

É uma das festas mais queridas das gentes de Aveiro e do bairro da beira-mar. Este ano, o dia de S. Gonçalinho, 10 de Janeiro, calha ao domingo.

Dos santos todos de Aveiro,
Desta terra, deste céu,
S. Gonçalinho é sem dúvida
O santo mais cagaréu.

(Amadeu de Sousa)

Apanhem, aí vem cavaca!

Sugestão de leitura:
http://www.prof2000.pt/users/avcultur/gasparalbino/Pg001200.htm


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Inventário do Património Museológico da Educação



É já elevado o número de registos do Museu Virtual da Educação incorporados na base de dados In Arte Premium e que se pode consultar no endereço, http://edumuseu.sg.min-edu.pt/

Por agora, o utilizador interessado tem disponíveis 19 476 registos, dos quais 17 429 com imagens, que integram o património museológico de 58 escolas básicas e secundárias espalhadas pelo país.

A nossa Escola está incluída neste projecto.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

50º aniversário da morte de Albert Camus (4/1/1960)

Nascido em 7 de Dezembro de 1913 em Manclovi, na Argélia, filho de pai francês, Albert Camus foi um escritor que deixou profundas marcas na história do pensamento humano. Os seus ideais retratam posturas de alguém que, a despeito do“absurdo da vida”, tem prazer em desfrutá-la plena e incessantemente não se deixando abater pelas dificuldades que se levantam, mas, ao contrário, nelas encontrando forças para alcançar grandes objectivos.

Algumas características que podem ser observadas nas suas obras: a vida humana enfatizando a incoerência, a confusão, sem as diferenças tradicionais entre o bem e o mal, o certo e o errado; a vida absurda e concreta do homem; a responsabilidade humana.

Camus foi galardoado com o Prémio Nobel em 1957.

Entre as suas obras estão títulos como:
"O Estrangeiro", "A Peste", "O Mito de Sísifo", "O Homem Revoltado" "O Exílio", "O Reino", "O Primeiro Homem",...

domingo, 3 de janeiro de 2010

50º aniversário da Fuga de Peniche


Ao todo eram 10: Álvaro Cunhal, Carlos Costa, Francisco Martins Rodrigues, Francisco Miguel, Guilherme da Costa Carvalho, Jaime Serra, Joaquim Gomes, José Carlos, Pedro Soares e Rogério de Carvalho; presos políticos, evadiram-se do Forte de Peniche a 3 de Janeiro de 1960, com a ajuda de um guarda da GNR e depois de imobilizarem o guarda do piso com clorofórmio. No exterior, automóveis aguardavam os fugitivos, que foram levados para casas clandestinas. Esta foi considerada uma das fugas mais espectaculares da história do Estado Novo, principalmente por o Forte de Peniche ser uma das prisões de mais alta segurança da época.

«Mesmo que, por qualquer motivo, a fuga tivesse sido abortada na sua segunda fase – o trajecto para os esconderijos na zona de Lisboa -, nem por isso deixaria de poder ser considerada um enorme sucesso político para o PCP e um momento alto contra o regime de Salazar. Poucas fugas de caráceter político se lhe podem comparar, mesmo incluindo as mais célebres fugas ocorridas durante a II Guerra Mundial. Na história do movimento comunista, é um acontecimento ímpar.» (p. 724 - José Pacheco Pereira, Álvaro Cunhal. Uma Biografia Política. O Prisioneiro (1949-1960), volume 3, Temas & Debates, 2005, pp.702-732).

O PCP evoca a data, no local, com uma visita guiada ao forte e uma sessão com a participação de Jerónimo de Sousa.


http://caminhosdamemoria.wordpress.com/2009/01/03/fuga-de-peniche-3-de-janeiro-de-1960/

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

HOJE É O DIA MUNDIAL DA PAZ

Bom Ano Novo!

2010 é o
Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social