segunda-feira, 14 de setembro de 2009

LER: Mistérios, nas horas do recomeço!







É sempre bom recomeçar um ano lectivo, apesar das preocupações e dos constrangimentos.
Estamos em obras num edifício que já leva mais de 50 anos de idade física e numa escola que já conta mais de um século e meio. Por estes dias e durante muitos meses, vamos ter de conviver com andaimes, ruídos, pó, adaptações, problemas, soluções - de um lado, escola, contentores, aulas,alunos, professores, funcionários.... do outro, obras, operários, arquitectos... Ofícios vários, a mão e o espírito em zonas contíguas, artificialmente separadas por barreiras improvisadas. Por isso nos lembrámos do "Operário em Construção", de Vinícius de Moraes , e das "Perguntas de Um Operário Letrado", de Bertolt Brecht. Sophia ajudou-nos:


"{ A casa}

Os homens a constroem com materiais
Que vão buscar à terra
Pedra vidro metal cimento cal
Com suas mãos e pensamento a constroem
Mãos certeiras de pedreiro
Mãos hábeis de carpinteiro
Mão exacta do pintor
Cálculo do engenheiro
Desenho e cálculo do arquitecto
Com matéria e luz e espaço a constroem
Com atenção e engenho e esforço e paixão a constroem

Esta casa é feita de matéria para habitação do espírito
Como o corpo do homem é feito de matéria e manifesta o espírito"

(Sophia de Mello Breyner Andresen, excertos de um poema inédito, 1990)

Então, com entulho, tijolos, pedras, uma janela velha da velha escola que em breve será nova, com livros que contam um bocadinho da nossa história e objectos variados de trabalho, fizemos, na sala de leitura da nossa Biblioteca, a primeira instalação de abertura do ano, aquela com que vos acolhemos e damos as boas-vindas.
Está à vossa espera, para ser vista e...lida. Porque "Todas as coisas têm em si um halo de mistério. E não apenas aquelas em que o mistério está visível, como no olhar de um cão a interrogar. Mas mesmo nas coisas mais positivas e crassas e materiais como uma pedra.(...)" (Vergílio Ferreira, "Pensar")

Sem comentários: