sábado, 16 de maio de 2009

II Congresso Republicano de Aveiro - 60 anos depois

O II Congresso Republicano de Aveiro reuniu em Aveiro, nos dias 15, 16 e 17 de Maio de 1969, «várias centenas de congressistas, vindos de todo o país («liberais», «republicanos» e «esquerdistas»), opositores ao regime ditatorial que então vigorava, irmanados no propósito da instauração da democracia e liberdade em Portugal».

NOTÁVEIS: A organização, refere o Governo Civil, “esteve a cargo de um conjunto de notáveis individualidades do distrito”, entre as quais Álvaro Seiça Neves, Costa e Melo, Artur Bártolo, Augusto Chaves, Carlos Candal, Flávio Sardo, João Sarabando, Joaquim Silveira, Jorge Sarabando, Santos Pato ou Élio Sucena. O cargo de secretário-geral não foi preenchido, no propósito de se prestar homenagem a memória de Mário Sacramento, que havia exercido essa função no Congresso de 1957 e falecera pouco antes de este se iniciar..
A sessão inaugural foi presidida pelo Coronel Hélder Ribeiro, antigo Ministro da República. As seguintes decorreram sob a presidência do Prof. Rodrigues Lapa, tendo sido apresentadas mais de 70 teses, mensagens e saudações. Em ano de eleições, as oposições propunham-se estabelecer uma plataforma de entendimento para fazerem eleger candidatos seus à Assembleia Nacional. Unidade e diálogo foram, por isso, o denominador comum das diferentes intervenções.

POLÍTICOS: A maioria das teses versou a análise das instituições políticas e do Governo. Para além de intelectuais como Rodrigues Lapa, Óscar Lopes ou Urbano Tavares Rodrigues, participaram muitas personalidades da geração política que viria a governar o país no pós-25 de Abril, como Mário Soares, Salgado Zenha ou Vitorino Magalhães Godinho.


Comemorar o II Congresso Republicano de Aveiro, para além da justa exaltação da memória dos homens e mulheres que o idealizaram e tornaram possível, constituirá, na opinião do Governador Civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, “uma oportunidade para revisitar os valores republicanos enquanto projecto, nunca acabado, de regeneração política e de afirmação de cidadania.”»

Segundo o Governo Civil, «com a comemoração dos quarenta anos do II Congresso Republicano de Aveiro, o Governo Civil de Aveiro pretende oferecer o seu contributo para a celebração do relevante papel que o ideário republicano sempre desempenhou como plataforma comum da luta pela liberdade, pela democracia e cidadania plenas, bem como do papel da cidade de Aveiro enquanto pólo aglutinador desse heróico combate…


O acontecimento, às 17 horas, no Teatro Aveirense, contará com intervenções de Filipe Neto Brandão (Governador Civil de Aveiro), Élio Maia (presidente da Câmara Municipal de Aveiro), Artur Santos Silva (presidente da Comissão para as Comemorações do Centenário da República), Mário Soares, congressista há 40 anos e ex-Presidente da República) e Rui Pereira, em representação do Primeiro-Ministro.

A entrada na sessão é livre.




FONTE: Governo Civil de Aveiro

Sem comentários: