terça-feira, 12 de maio de 2009

HOJE É DIA DA NOSSA CIDADE, "Menina da Ria"


"Uma moça de lá do outro lado da poça
Numa aparição transatlântica
Me encheu de elegante alegria
(Ai Portugal, ovos moles, Aveiro)
E uma preta (parece que eu estou na Bahia)
Tão linda quanto ela e dizia
No seu português lusitano:
'Pode o Caetano tirar uma foto?'"
,

assim canta o músico baiano, Caetano Veloso, no seu trabalho discográfico agora lançado.


Numa entrevista divulgada pela editora Universal, Caetano Veloso recordou que "Menina do Ria" resulta de uma promessa feita ao público durante um concerto seu, em 2008, em Aveiro.

A ria "é uma característica da cidade. É muito bonita. Todo o mundo fala 'a ria'. Eu comentei na hora do show, só de violão: eu vou fazer uma música chamada 'Menina da ria'. Eles riram muito, aplaudiram, fiquei com esse compromisso, cheguei no Brasil e fiz", explicou o compositor.

Caetano Veloso cumpriu a promessa e escreveu a canção sobre Aveiro e a sua ria, referindo os barcos da ria, os ovos-moles, as casas "art-nouveau" ...



E que tal visitarmos gratuitamente o Museu de Aveiro, hoje, quando se homenageia Santa Joana?

Sem comentários: