sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Arquitecto Nuno Brandão Costa distinguido com o Prémio Secil Arquitectura 2008

A obra vencedora do Prémio Secil Arquitectura 2008, o Edifício Administrativo e Show-Room «Móveis Viriato», em Terronhas, Recarei, Paredes, Porto, partiu de um «projecto muito bem delineado pelo cliente desde o primeiro momento», assinalou o autor.
O edifício é descrito pelo arquitecto como dotado de «características pouco comuns», o que resultou num projecto «muito invulgar».
«Pode parecer um contra-senso mas o que dá liberdade a um arquitecto é existir uma planificação inteligente da parte do cliente desde o arranque», observou.


O prémio, atribuído de dois em dois anos, é uma referência na área da arquitectura e distingue obras que incorporam o material principal da actividade da Secil – o cimento – e que, ao mesmo tempo, “constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa”, na expressão da empresa.

No texto em que justifica a sua escolha, o júri, presidido pelo arquitecto Duarte Nuno Simões, salienta que o edifício de Nuno Brandão Costa, “inserindo-se numa paisagem industrial e menos qualificada, [demonstra] a capacidade da arquitectura transformar a envolvente”. O júri refere também o importante facto de se tratar de um "show-room" de móveis, um “programa comercial nem sempre entregue a arquitectos”.

Nuno Brandão Costa formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, cidade onde nasceu em 1970, e estagiou no atelier dos arquitectos suíços Herzog & de Meuron. Tem vários projectos construídos, sobretudo no Norte do país.

Sem comentários: