domingo, 1 de julho de 2012

NO DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

NO DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

Robert Musil, "O Homem sem Qualidades"
«[…]— Nesse sentido arranjei um cartão de sócio da nossa ilustríssima biblioteca imperial e, guiado por um bibliotecário que se colocou amavelmente à minha disposição, mal soube quem eu era, penetrei nas linhas inimigas. Percorremos as fileiras desse colossal armazém e, posso afirmar-te sinceramente, não me senti de modo algum impressionado: aquelas prateleiras de livros não metem mais medo do que uma parada de guarnição. No entanto, passado um momento, comecei a fazer cálculos mentais e cheguei a um resultado bastante estranho. Imagina tu que eu dissera de mim para mim, antes de entrar, que, se me pusesse a ler um livro por dia, o que era sem dúvida muito cansativo, acabaria mesmo assim por os ler todos, mais tarde ou mais cedo, e poderia aspirar, depois, a uma certa posição na vida intelectual, mesmo que saltasse um ou outro de vez em quando. Mas tu imagina o que me disse o bibliotecário ao ver que o nosso passeio se prolongava e quando lhe perguntei quantos volumes continha exactamente aquela absurda biblioteca! «Três milhões e meio», respondeu ele! […] Vou dizer-te, meu caro, aquilo que eu já calculava: aquele homem passa a vida entre esses milhões de livros, conhece-os a todos, sabe o lugar exacto de cada um: devia portanto poder ajudar-me. […] «Ah!» Comecei eu. «Diga-me lá o senhor como é que consegue, no meio de tantos livros, encontrar sempre aquele de que precisa?» […] «Meu general! Quer saber como é que eu consigo conhecer cada um destes livros? Nada me impede de lho confessar: é porque nunca li nenhum!»
Maria Almira  Soares, no facebook

Sem comentários: