quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Há 100 anos nascia António Pedro

Artista plástico, ceramista, escritor, dramaturgo, encenador, jornalista, crítico, surrrealista e... tudo - António Pedro Costa nasceu na cidade da Praia, a 9 de Dezembro de 1909.

Frequentou um colégio na Galiza, terra natal de seu avô paterno, fez o liceu em Coimbra, voltou a Cabo Verde antes de ir para letras e Direito na Universidade de Lisboa, após o que rumou a Paris, em 1934 onde estudou Arte e Arqueologia na Sorbonne.

De espírito subversivo e eterno viajante, juntou-se ao grupo dos surrealistas, subscrevendo o "Manifesto Dimensionista" com Duchamp, Picabia e Kandinsky e expôs ao lado de Miró, Picasso, Paul Klee e Max Ernest na "Surrealist Diversity". Em Inglaterra, a sua voz fez-se ouvir na BBC, durante aII Guerra Mundial, ao lado de Fernando Pessa.

De regresso a Lisboa na década de 40, António Pedro participou na primeira exposição surrealista com Mário Cesariny, entre outros, tendo marcado presença em muitas exposições pelo mundo fora. Colaborou em inúmeras revistas e jornais.

De 1953 a 1961, como dirigente e figurinista do TEP (Tearto Experimental do Porto), criou uma nova escola para um novo teatro em Portugal.
Morreu em Moledo do Minho no dia 17 de Agosto de 1966.

Sem comentários: