quarta-feira, 3 de junho de 2009

Júlio Pomar distinguido com Prémio da Latinidade 2009

Com 83 anos, Mestre Pomar é o mais recente vencedor deste Prémio da União Latina, que visa " a consagração da sua obra como grande artista plástico, a nível nacional e internacional".

Júlio Pomar, 83 anos, natural de Lisboa, estudou nas Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e do Porto, realizando a primeira exposição individual nesta cidade, em 1947. Nos anos 1960 foi viver para Paris, dedicando-se à pintura, desenho, cerâmica e gravura.

Fundada em 1954, a União Latina é composta por 37 Estados de língua oficial ou nacional românica e tem como objectivo promover a reflexão sobre os valores culturais e linguísticos do conjunto da comunidade latina e a consciência da identidade cultural comum destes povos.

Nas edições anteriores foram galardoados o cineasta Manoel de Oliveira, 2002, o ensaísta Eduardo Lourenço, 2003, o arquitecto Álvaro Siza Vieira, 2004, o político e ex-Presidente da República Portuguesa Mário Soares, 2005, a professora e investigadora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira, 2006, o professor e historiador José Mattoso, em 2007, e o actor e encenador Luís Miguel Cintra em 2008.

A sessão solene de entrega do Prémio da Latinidade decorrerá dia 03 de Junho, pelas 16:00, no Instituto Camões, e será presidida pela secretária de Estado e dos Assuntos Europeus, Teresa Ribeiro, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Prémio da Latinidade "João Neves da Fontoura" consiste numa escultura, intitulada "Diónisos", criada pela artista portuguesa Conceição Lamy Godinho.


Fonte

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/518391

Sem comentários: