sábado, 18 de abril de 2009

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS




Tiago Sousa Dias
Eléctrico especial vai mostrar hoje de manhã vários monumentos da cidade de Lisboa

Celebração: Visitas guiadas dão a conhecer património

Ciência marca Dia dos Monumentos

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=0BE48BB1-0B60-47F2-9856-8909AC86C330&channelid=00000013-0000-0000-0000-000000000013


O Convento de Cristo, em Tomar, encontra-se engalanado para dar lugar hoje à sessão comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Com a presença do ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, a cerimónia, com início às 18h30, anuncia um programa de actividades em que se destaca a apresentação do projecto ‘Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao Século XXI’ e sua aplicação ao Património Mundial Português.

Segundo o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o projecto "prevê um investimento na ordem dos 7,5 milhões de euros" ao longo dos próximos cinco anos. O IPT estabeleceu um acordo com a INIGraphicsNet "com vista ao desenvolvimento do projecto de informação, investigação e inovação tecnológica".

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é, este ano, subordinado ao tópico ‘Património e Ciência’, sendo a entrada gratuita em todas as iniciativas agendadas.

RUMO AO PANTEÃO

Às 10h30 de hoje, os interessados poderão participar na viagem ‘À Descoberta de Lisboa no Eléctrico 28’, que parte dos Prazeres. O percurso atravessa bairros antigos da capital, terminando no Panteão Nacional. Uma visita comentada dá a conhecer a importância da Ciência na construção do edifício. Uma versão curta da viagem foi feita ontem pela secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, na companhia do presidente da Carris, Silva Rodrigues.

SANTA CLARA ABRE PÚBLICO

O Mosteiro de Santa Clara-a--Velha , em Coimbra, abre hoje ao público, após 13 anos em obras de recuperação e valorização. O ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, desloca-se ao monumento, com sete séculos de História. Na reinauguração serão exibidos dois documentários, no auditório do Centro Interpretativo e no Memorial à Água, estando ainda patente a exposição ‘Sítio – Freiras e Donas de Santa Clara’, que fornece dados sobre as vivências das Clarissas durante os quatro séculos em que habitaram o mosteiro. Os visitantes serão ainda surpreendidos com a Modelação Virtual – Viagem no Tempo, a qual permitirá a recriação e reconstituição das várias fases da vida do mosteiro desde a construção, no século XIV, até ao seu abandono, no século XVII.

SAIBA MAIS

REFLEXÃO SOBRE TEMA

A escolha do tema ‘Património e Ciência’ visa a reflexão sobre o papel da Ciência no Património.

450

Número de actividades que integram a programação no Continente e regiões autónomas.

DIVERSIDADE

Visitas temáticas, exposições, palestras, debates, projecção de filmes e trabalhos de restauro estão entre as iniciativas.

Sem comentários: