segunda-feira, 27 de abril de 2009

BIBLIOTECAS EM TEMPO DE CRISE




Devido à crise , as bibliotecas públicas de Nova York acolhem cada vez mais cidadãos em situação de desemprego. Na verdade,uma biblioteca é um lugar tranquilo e seguro, que proporciona um conjunto de facilidades , como é o caso da Internet.
A procura de emprego é um processo muitas vezes longo, e que, hoje em dia, passa quase sempre pela Internet. Ter acesso gratuito a um terminal e funcionários treinados para ajudar, por exemplo, a preencher candidaturas de emprego pode significar a aposta na esperança e não na ruína.
Contudo, as bibliotecas também passaram a ser mais procuradas por crianças justamente porque as famílias deixaram de ter Internet em casa. A ligação online é uma das despesas de que as famílias têm abdicado. Para alguns visitantes, outra dessas despesas era a própria aquisição de livros. Havia quem comprasse dois ou três por semana, hábito que teve de ser anulado. Como um verdadeiro leitor não se deixa dissuadir nem pela crise, essas pessoas continuam a ler, recorrendo ao serviço de empréstimo.
Assim, as bibliotecas e os seus profissionais têm um papel fundamental nas comunidades e até em momentos de crise podem prestar um serviços que se revelam de extrema importância.


Fonte: semanário "Expresso" - 21.04.09

Sem comentários: