O JL nº 1006, de 23 de Abril, dedica ao Indie Lisboa um dossiê especial, destacando os 10 filmes e as 6 curtas metragens portuguesas a não perder.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
INDIE LISBOA - "A Volta ao Mundo em Filmes"
O JL nº 1006, de 23 de Abril, dedica ao Indie Lisboa um dossiê especial, destacando os 10 filmes e as 6 curtas metragens portuguesas a não perder.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
BIBLIOTECAS EM TEMPO DE CRISE
Devido à crise , as bibliotecas públicas de Nova York acolhem cada vez mais cidadãos em situação de desemprego. Na verdade,uma biblioteca é um lugar tranquilo e seguro, que proporciona um conjunto de facilidades , como é o caso da Internet.
A procura de emprego é um processo muitas vezes longo, e que, hoje em dia, passa quase sempre pela Internet. Ter acesso gratuito a um terminal e funcionários treinados para ajudar, por exemplo, a preencher candidaturas de emprego pode significar a aposta na esperança e não na ruína.
Contudo, as bibliotecas também passaram a ser mais procuradas por crianças justamente porque as famílias deixaram de ter Internet em casa. A ligação online é uma das despesas de que as famílias têm abdicado. Para alguns visitantes, outra dessas despesas era a própria aquisição de livros. Havia quem comprasse dois ou três por semana, hábito que teve de ser anulado. Como um verdadeiro leitor não se deixa dissuadir nem pela crise, essas pessoas continuam a ler, recorrendo ao serviço de empréstimo.
Assim, as bibliotecas e os seus profissionais têm um papel fundamental nas comunidades e até em momentos de crise podem prestar um serviços que se revelam de extrema importância.
Fonte: semanário "Expresso" - 21.04.09
domingo, 26 de abril de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
25 de ABRIL
http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Uma boa biblioteca
Uma boa biblioteca não tem de ser grande ou bonita. Não precisa de ter as melhores instalações ou os funcionários mais eficientes ou o maior número de utilizadores. Uma boa biblioteca é útil. Está de tal forma interligada com a vida de uma comunidade que se torna indispensável. Uma boa biblioteca é aquela em que ninguém repara, porque está sempre lá e tem sempre aquilo de que as pessoas precisam.
Dewey, O Gato que Comoveu o Mundo.
(créditos devidos a http://liberietlectio.blogspot.com/)
*O nome completo de Dewey:
Dewey Readmore Books
Dewey (sistema de classificação usado maioritariamente nos E.U.A., equivalente à CDU): pela homofonia com Do we
Readmore: Programa Ler+
Books:
Tudo isto faz com que o nome soe a...
Do we read more books?
(tradução: Lemos mais livros?)
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dia Mundial do Livro
Por ocasião do dia em que faleceram (no ano de 1616) os escritores William Shakespeare, Miguel Cervantes e Garcilaso de la Vega, a Unesco instituiu o dia 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e do Autor.
Em Espanha, neste dia comemora-se ainda o Dia de S. Jorge e deve oferecer-se uma rosa com cada livro vendido.
Na edição de 2009, a UNESCO sugere como temas a análise da função primordial dos livros no desenvolvimento da qualidade da educação bem como a ligação entre a edição de livros e os direitos humanos.
HOJE É O DIA MUNDIAL DO LIVRO. Todos os dias são dias de livros!
Leituras públicas, peças de teatro e exposições são algumas das iniciativas preparadas para hoje.
Leia no "PÚBLICO"
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1376134&idCanal=14
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Projecto BIG
|
terça-feira, 21 de abril de 2009
Biblioteca Digital Mundial online
Podemos consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo.
Relativamente a "tesouros" portugueses, é possível aceder ao plano geral da cidade de Lisboa em 1785, ou ao livro, de 1867, de Affonso de Castro sobre as possessões portuguesas na Oceania, por exemplo. A plataforma tem sistemas de busca e navegação que permitem aceder a documentos em sete línguas diferentes, incluindo o Português.
sábado, 18 de abril de 2009
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Tiago Sousa Dias
Celebração: Visitas guiadas dão a conhecer património
Ciência marca Dia dos Monumentos
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=0BE48BB1-0B60-47F2-9856-8909AC86C330&channelid=00000013-0000-0000-0000-000000000013O Convento de Cristo, em Tomar, encontra-se engalanado para dar lugar hoje à sessão comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Com a presença do ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, a cerimónia, com início às 18h30, anuncia um programa de actividades em que se destaca a apresentação do projecto ‘Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao Século XXI’ e sua aplicação ao Património Mundial Português.
Segundo o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o projecto "prevê um investimento na ordem dos 7,5 milhões de euros" ao longo dos próximos cinco anos. O IPT estabeleceu um acordo com a INIGraphicsNet "com vista ao desenvolvimento do projecto de informação, investigação e inovação tecnológica".
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é, este ano, subordinado ao tópico ‘Património e Ciência’, sendo a entrada gratuita em todas as iniciativas agendadas.
RUMO AO PANTEÃO
Às 10h30 de hoje, os interessados poderão participar na viagem ‘À Descoberta de Lisboa no Eléctrico 28’, que parte dos Prazeres. O percurso atravessa bairros antigos da capital, terminando no Panteão Nacional. Uma visita comentada dá a conhecer a importância da Ciência na construção do edifício. Uma versão curta da viagem foi feita ontem pela secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, na companhia do presidente da Carris, Silva Rodrigues.
SANTA CLARA ABRE PÚBLICO
O Mosteiro de Santa Clara-a--Velha , em Coimbra, abre hoje ao público, após 13 anos em obras de recuperação e valorização. O ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, desloca-se ao monumento, com sete séculos de História. Na reinauguração serão exibidos dois documentários, no auditório do Centro Interpretativo e no Memorial à Água, estando ainda patente a exposição ‘Sítio – Freiras e Donas de Santa Clara’, que fornece dados sobre as vivências das Clarissas durante os quatro séculos em que habitaram o mosteiro. Os visitantes serão ainda surpreendidos com a Modelação Virtual – Viagem no Tempo, a qual permitirá a recriação e reconstituição das várias fases da vida do mosteiro desde a construção, no século XIV, até ao seu abandono, no século XVII.
SAIBA MAIS
REFLEXÃO SOBRE TEMA
A escolha do tema ‘Património e Ciência’ visa a reflexão sobre o papel da Ciência no Património.
450
Número de actividades que integram a programação no Continente e regiões autónomas.
DIVERSIDADE
Visitas temáticas, exposições, palestras, debates, projecção de filmes e trabalhos de restauro estão entre as iniciativas.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Programa, Grandes Livros
Lista de obras para a primeira série de "Grandes Livros":
- Os Maias (Eça de Queirós)
- Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
- O Delfim (José Cardoso Pires)
- Aparição (Vergílio Ferreira)
- Navegações (Sophia de Mello Breyner Andresen)
- Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
- Sinais de Fogo (Jorge de Sena)
- Sermão de Santo António aos Peixes (Padre António Vieira)
- Viagens na Minha Terra (Almeida Garrett)
- Mau Tempo no Canal (Vitorino Nemésio)
- Peregrinação (Fernão Mendes Pinto)
- Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco)
http://gsm.rtp.pt/icmblogs/rtp/grandeslivros/?k=Programa-Grandes-Livros.rtp&post=8120
quinta-feira, 16 de abril de 2009
CRIAR CARTAZES ON LINE
http://bibliotequices.blogspot.com/2009/04/criar-cartazes-online.html
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com(interessantes são também os post-it e as etiquetas)Alternativa - Site BigHugeLabs:
Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.php
Magazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php
Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.php
Warholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php
Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.php
Movie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library)
A plataforma incluirá material cultural único, oriundo de bibliotecas e arquivos de todo o mundo.
Facultando o acesso gratuito a mapas, livros, partituras, gravações, filmes e fotografias, a página estará disponível em várias línguas: chinês, árabe, francês, inglês, russa e português.
A Biblioteca Digital Mundial foi desenvolvida por uma equipa da Biblioteca do Congresso, com a assistência técnica da Biblioteca de Alexandria (Egipto).
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=381668
terça-feira, 14 de abril de 2009
Soeiro Pereira Gomes, autor de 'Esteiros', nasceu há cem anos
A aldeia é conhecida pelas bengalas artesanais que, nos dias de hoje, muitos estudantes exibem alegremente na Queima das Fitas. Chama-se Gestaçô, concelho de Baião, e foi aí, faz hoje cem anos, que nasceu Soeiro Pereira Gomes. Homem da palavra insubmissa, dedicou o seu primeiro romance - Esteiros - "aos filhos dos homens que nunca foram meninos". O escritor e dirigente comunista é al- vo de diversas homenagens: em Baião, Alhandra e Vila Franca de Xira.
O livro Os Contos Vermelhos, obra que narra episódios da vida e da luta na clandestinidade, tem uma reedição para assinalar o centenário do nascimento do autor. Na próxima quinta-feira, o jornal Avante! terá a companhia desse livro com conta histórias de homens comuns e de medos, que também Soeiro viveu quando entrou na clandestinidade. O medo, como escreveu Manuel Gusmão, "de ser preso, medo de falar, medo de ter medo, medo da tortura e sofrimento, medo de perder a vida e os afectos que a tecem".
Na terra onde nasceu, as comemorações do 25 de Abril , este ano, são dedicadas ao autor de Esteiros. A Câmara de Baião, em parceria com os CTT, lança um selo comemorativo do centenário do escritor e "homem de uma profunda sensibilidade social". O presidente da autarquia, o socialista José Luís Carneiro, refere que um representante do PCP recordará o contributo de Soeiro para a resistência antifascista. A vida e a obra do romancista será abordada noutra intervenção, durante a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa da revolução de Abril.
Em Gestaçô, aldeia onde nasceu Soeiro, existe um monumento evocativo do escritor. E todos os anos, recorda José Luís Carneiro, em Abril, "sempre que o PS está à frente da autarquia", o autor comunista é homenageado com a deposição de uma coroa de flores.
Os tributos estendem-se a outras geografias que o homem da palavra e activista político percorreu na sua curta vida. No dia 19, a homenagem acontece em Alhandra - onde viveu, trabalhou e sonhou uma sociedade livre, nos anos 30 do século passado -, no museu local (Casa Sousa Martins); em Vila Franca de Xira, o Museu do Neo-Realismo dedica-lhe uma exposição, patente ao público entre Novembro e Fevereiro de 2010.
Filho de uma família de pequenos agricultores - irmão da escritora infanto-juvenil Alice Pereira Gomes e do matemático Alfredo Pereira Gomes -, Soeiro Pereira Gomes aprendeu a ler com o pai no jornal O Primeiro de Janeiro, ainda antes de entrar na escola primária. Em Coimbra, mais tarde, tira o curso de regente agrícola.
Aquele que viria a ser um dos principais nomes do neorealismo português embarca para Angola e regressa, um ano depois, desiludido com a experiência. Em 1931 casa com Manuela Câncio Reis: fixa residência em Alhandra, trabalhando nos escritórios da fábrica Cimento-Tejo. Nove anos depois, adere ao PCP e ingressa na célula da empresa.
Álvaro Cunhal, que ilustrou Esteiros ("pediu-me que ilustrasse e assim fiz, certo porém de que os modestos desenhos não eram dignos do valor da obra literária"), destacava o papel que Soeiro Pereira Gomes teve na reorganização do partido nos anos 40. "Militante na fábrica e nas lutas operárias, tinha ainda outros aspectos de extraordinário valor: no movimento associativo, na realização de obras sociais, no desporto, na relação estreita, solidária com as populações".
Quando a ditadura salazarista tentava silenciar os crimes do holocausto nazi, com a proibição de se ouvir as emissões da BBC em língua portuguesa em locais públicos, Soeiro abria a janela da sala, na sua casa, onde tinha a telefonia, para que muitos populares pudessem ouvir, discretamente, as informações de Londres.
Em 1941 publica Esteiros, a obra mais conhecida e mais comovente do autor. Uma história de trabalho infantil, de extrema miséria. "Pequena obra- -prima", considerou Cunhal. Este romance, ainda segundo o líder histórico do PCP, também ele autor de várias obras literárias, "traduz (não em ternos de análise política, mas com igual força de expressão e convencimento) o humanismo dos ideais e da luta dos comunistas".
No mês de Maio de 1944, acossado pela PIDE, entra na clandestinidade, e escreve o romance Engrenagem. É eleito para o Comité Central dois anos depois. A doença, no entanto, tolhe-lhe o caminhada: morre em 1949, com 40 anos de idade.
(FRANCISCO MANGA, In http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1200792&seccao=Livros
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Promoção da Leitura
http://www.youtube.com/watch?v=yLpuM3OcXGo&eurl=http%3A%2F%2Fnobicodaandorinha.blogspot.com%2F2009%2F03%2Fpromocao-da-leitura-na-escola-pelos.html&feature=player_embedded
domingo, 12 de abril de 2009
PÁSCOA FELIZ !
- Francês: JOYEUSES PÂQUES
- Inglês: HAPPY EASTER
- Alemão: SCHÖNE OSTERN
- Grego: KALO PASKA
- Chinês: FOUAI HWO GIE QUAI LE
Para saber mais sobre a Páscoa:
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema48.htm
terça-feira, 7 de abril de 2009
Vale a pena espreitar!
http://www.les-puzzles-de-claudius.com/
quarta-feira, 1 de abril de 2009
2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil 2009: mensagem dia internacional
A mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People).
Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,porque através do meu livroposso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.mil histórias se revelam,contam os seus segredos a Sherazade.
A cada palavra em cada página,viajo no tempo e no espaço.E nas asas da fantasiao meu espírito atravessa terra e mar.Quanto mais leio, mais compreendoque, com o meu livro,
estarei semprena melhor das companhias.