terça-feira, 18 de junho de 2013

Diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia

A UNESCO selecionou o Diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia,1497-1499, para integrar a sua lista dos Registos da Memória do Mundo.

O diário, de autoria atribuída a Álvaro Velho, está depositado na Biblioteca Municipal do Porto, vindo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, de onde transitou, em 1834, por iniciativa de Alexandre Herculano. Trata-se de um documento fundamental para o conhecimento da viagem de Vasco da Gama e do processo inaugural de abertura do mundo que ela inaugurou.

Desta lista já faziam parte, por exemplo, a carta de Pêro Vaz de Caminha ao rei de Portugal D. Manuel I sobre a chegada ao Brasil, (1 de maio de 1500) e o Tratado de Tordesilhas, (7 de junho de 1494)
Sendo um documento precioso está, hoje, como tantos outros, graças aos arquivos e bibliotecas digitais, acessível a todos no sítio das Bibliotecas Municipais do Porto - 

 
 
Que tiver mais dificuldades em ler paleógrafos, pode ler uma transcrição do texto no número 23 da série HALP (Dezembro de 2002) do Boletim dos Serviços de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. Disponível na Biblioteca da ESA, em suporte papel,  e em http://www.leitura.gulbenkian.pt/boletim_cultural/files/HALP_23.pdf
 
 
 

Sem comentários: