sexta-feira, 16 de novembro de 2012

José Saramago faria hoje 90 anos

"Vivo desassossegado, escrevo para desassossegar"...

"Para assinalar os 90 anos do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, a Fundação José Saramago, em Lisboa, propõe uma série de eventos para hoje: a Casa dos Bicos recebe, a partir das 12h, a exposição de pintura de José Santa-Bárbara, uma representação de passagens do memorial do Convento pelos actores do grupo Éter e a abertura da exposição de retratos do escritor por nove ilustradores portugueses e espanhóis. Durante a tarde, há leituras d' O Ano da Morte de Ricardo reis pelas ruas da Baixa e, às 18h00, no São Carlos, um concerto de homenagem onde serão interpretados o Requiem de fauré e a Sinfonia Fantástica de Berlioz. A entrada é livre." in jornal Público

Mais informações sobre o "Dia do Desassossego" aqui: http://90anos.josesaramago.org/

---------------------------------------------------------------------------
“E do Saramago, gostas? Vocês devem estar todos orgulhosos. O único Nobel português. Deve ser quase tão amado como o Fernando Pessoa.”
“Não conheço muita coisa”, murmurei.
Na verdade não conhecia nada. O meu pai tinha comprado dois ou três livros, até me lembrava da capa com a marca do prémio na capa. Mas, tanto quanto sabia, quer o meu pai quer a minha mãe tão pouco tinham ido além da lombada. Caí na asneira de dar uma desculpa:
“Não gosto de livros com muitas vírgulas.”
“Ouve lá, tu és parvo ou fazes-te?”, cortou o Anibaleitor.
(O Anibaleitor, p.57)
 Rui Zink, no facebook

Sem comentários: