quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ÀS ARTES, CIDADÃOS!




“Às Artes, Cidadãos!” incide sobre algumas das intersecções que a arte e a política manifestam na actualidade, abordando questões tais como a democracia, o activismo, a cidadania, a memória, a imigração, as ideologias, a revolução, a utopia, a iconoclastia, a crise, a sexualidade, o ambiente ou a globalização, entre outras.

A exposição apresenta obras produzidas por artistas nascidos a partir de 1961, ano da construção do Muro de Berlim, símbolo da divisão ideológica que marca a segunda metade do século XX, cuja sombra continua presente no pensamento político e cultural em inícios do século XXI.

Simultaneamente, apresenta-se também a exposição “Nas Margens da Arte”, na qual se reúnem obras de arte constituídas por revistas, livros, obras gráficas e outros materiais publicados que tornam visível a utopia e a intervenção sobre a realidade através da referência a contextos e a temas políticos, da autoria de numerosos artistas.

“Às Artes, Cidadãos!” é uma exposição que integra a celebração do centenário da República Portuguesa, fundada na sequência da revolução de 5 de Outubro de 1910.
A mostra inaugurada no dia 21 de Novembro de 2010, estará patente no Museu de Serralves até 13 Março de 2011.
http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1758

Sem comentários: