quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cimeira da Nato, em Lisboa, 19 e 20 de Novembro


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949. Os seus nomes oficiais são North Atlantic Treaty Organization (NATO), em inglês, e Organisation du Traité de l’Atlantique Nord (OTAN), em francês. Em Portugal utiliza-se mais frequentemente a palavra NATO (sigla em inglês) por, paradoxalmente, se parecer mais com uma palavra portuguesa. O seu secretário-geral é, desde 1 de Agosto de 2009, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.
IN Wikipédia.


A Cimeira da NATO em Lisboa realiza-se nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa. É uma reunião com os 27 líderes da União Europeia e membros da NATO, que terá como temas centrais de debate a proliferação das armas de destruição maciça e o terrorismo, tendo como objectivo reforçar a aliança transatlântica. Outros assuntos em debate serão a aprovação do conceito estratégico da NATO, a redefinição das relações com a Rússia e a localização geográfica das novas estruturas de comando da organização.

A par da Cimeira da Nato decorre também a Cimeira EUA-UE, um encontro que se realiza anualmente e que conta com a presença dos líderes da UE e dos EUA.

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América vai estar presente na Cimeira da NATO e na Cimeira EUA-UE, em Lisboa.

Esta é a primeira Cimeira organizada por Portugal desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. São esperadas mais de 5000 pessoas, entre delegações oficiais dos países membros e parceiros da NATO, organizações internacionais e jornalistas.

O Governo concedeu tolerância de ponto no concelho de Lisboa no dia 19 de Novembro.

Programa provisório da Cimeira da Nato em Lisboa 2010

Sexta-feira, 19 de Novembro
■Reunião de Chefes de Estado e de Governo
■Conferência de imprensa
■Jantar de trabalho dos Chefes de Estado e de Governo
■Jantar de trabalho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros
■Jantar de trabalho dos Ministros da Defesa

Sábado, 20 de Novembro
■Reunião de Chefes de Estado e de Governo
■Reunião Força Internacional de Assistência para a Segurança – ISAF
■Reunião OTAN-Rússia

Mais informações na página da Cimeira Nato Lisboa 2010.
Aqui http://www.natolisboa2010.gov.pt/pt/inicio/

Sem comentários: