sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bicentenário do nosso patrono - José Estêvão

Foi representada na Assembleia da República, na Biblioteca do Palácio de S. Bento, no dia 25 de Novembro, a peça de teatro “O Peso das Razões”, de Nuno Júdice, pela Companhia de Teatro Artistas Unidos.

Assim se iniciou o ciclo oficial de comemorações do bicentenário do nascimento de José Estêvão Coelho de Magalhães, natural de Aveiro, um notável jornalista, político e orador parlamentar português, sendo durante o período de 1836 a 1862 a figura dominante da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados. Era bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, veterano das guerras liberais e um dos académicos que viveu o exílio em Inglaterra e na ilha Terceira e participou no desembarque do Mindelo. Em 1841 fundou o Revolução de Setembro, o mais influente jornal da imprensa liberal. Sempre mais radical que as soluções preconizadas pelos partidos políticos da época, foi por várias vezes obrigado a procurar refúgio fora do país devido à sua frontalidade na oposição.

Com encenação de Jorge Silva Melo, o espectáculo é apresentado hoje no teatro Aveirense, às 14.30 e às 21.30 .

Em "O Peso das Razões", um grupo de turistas visita a Assembleia da República conduzido por um guia e pára em frente à estátua de José Estêvão para descobrir quem é esta personalidade. A partir deste ponto, várias personagens surgem para contar a história deste ilustre homem.

Entre 12 de Dezembro de 2009 e 12 de Janeiro de 2010, no edifício da antiga Capitania, estará patente uma exposição sobre "José Estêvão. Revolução e Liberdade (1809-1862)".

No dia próximo dia 12 , nesse mesmo espaço, realizar-se-á uma sessão solene de homenagem José Estêvão.



1 comentário:

mch disse...

Parabéns pela actividade de comemoração do grande realista José Estevão.