Lisboa, 20 Nov (Lusa) - O Prémio de Poesia Luís Miguel Nava para livros publicados em 2006 foi atribuído por unanimidade a Pedro Tamen, por "Analogia e Dedos", da editora Oceanos.
O júri era constituído por Carlos Mendes de Sousa, Fernando Pinto do Amaral, Gastão Cruz e Paulo Teixeira, membros da Fundação Luís Miguel Nava, e integrou ainda, como elemento convidado, Pedro Mexia.
Este ano na sua décima edição, o Prémio, no valor de 5.000 euros, distinguiu anteriormente Sophia de Mello Breyner Andresen, Fernando Echevarría, António Franco Alexandre, Armando Silva Carvalho, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Manuel António Pina, Luís Quintais e António Ramos Rosa.
Nascido em Lisboa em 1934, Tamen é autor de uma já vasta e conceituada obra poética, iniciada em 1956 com "Poema para todos os dias" e continuada com obras como "O sangue, a água e o vinho", "Daniel na cova dos leões", "Poemas a isto", "Escrito de memória", "Dentro de momentos" e "Guião de Caronte", entre outras.
Também tradutor de méritos firmados, Tamen foi director da Editora Moraes, já extinta, e, até 2000, quando se retirou da actividade profissional, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tem poemas traduzidos e publicados em francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, neerlandês, sueco, húngaro, romeno, checo, eslovaco, búlgaro e letão.
Várias das suas obras foram distinguidas. Recebeu, entre outros, o Prémio D. Dinis (1981), o Prémio da Crítica (1991), o Grande Prémio Inapa de Poesia (1991), o Prémio Nicola (1997), o Prémio da Imprensa e o Prémio do PEN Clube (2000).
RMM.
Lusa/Fim
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2007-11-20 13:30:02