quarta-feira, 17 de outubro de 2007

8º Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



Na segunda-feira, 22 de Outubro 2007, alunos e responsáveis das Bibliotecas Escolares (BE) de todo o mundo comemorarão pela oitava vez o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
O objectivo deste dia especial é homenagear as bibliotecas das escolas e destacar a sua importância na formação dos alunos e comunidade escolar.
Esta comemoração tem o apoio de um elevado número de associações de bibliotecas nacionais e internacionais, como a Federação Internacional das Associações das Bibliotecas (IFLA).

A investigação na área das BE mostra que os resultados dos estudantes aumentam e tornam-se melhores leitores quando frequentam as BE de forma assídua e continuada, uma vez que:
- uma larga parte do seu conhecimento provém das leituras em bibliotecas;
- a leitura autónoma potencia a compreensão, o vocabulário, a expressão oral e escrita;
- desenvolve e estimula os níveis de literacia;
-o acesso a livros e revistas contribui para a sua visão e posicionamento num mundo multicultural e globalizado;
-melhora os resultados escolares.

Para o seu sucesso é necessário que as BE possuam fundos documentais variados, actualizados e orientados para os curricula, que trabalhem em colaboração estreita com os professores e a sua prática lectiva, que possuam um Plano de Actividades integrado na política global da Escola e sejam um local agradável e confortável para o trabalho individual.
A formação do pessoal das BE é outro requisito a valorizar uma vez que da sua prática diária em tarefas administrativas e relacionamento com o público deve resultar a mas-valia necessária ao seu correcto funcionamento.

Embora lembradas neste dia especial, as BE contribuem todos os dias para a formação dos seus leitores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desejos de um optimo dia internacional das bibliotecas escolares recheado de iniciativas interessantes e motivadoras para toda a comunidade educativa.
Entretanto muitos parabens pelo blog.Temáticas interessantes e actuais, são sem dúvida definidoras desta forma de comunicação que se constitui, especialmente no caso de uma escola, como uma das melhores ferramentas geradoras de interacção.
Continuem
Marcia Cruz

Gaspar Matos disse...

Quando quiserem partilhar actividades sobre promoção da leitura para os 9ºs, 10ºs, 11ºs e 12ºs, ou trocarem ideias sobre promoção da leitura para adolescentes e jovens adultos, serão bem-vindos ao
http://adrianepandora.blogspot.com
Um abraço!