Moebius, 2004
quinta-feira, 31 de maio de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Parábola da Quase Realidade
É conhecida a expressão "If it is cool, it´s probably Web 2.0", que é como quem diz: " Se é fixe, provavelmente é Web 2.0".
Observador da frequência dos alunos na Biblioteca e sobretudo nos recursos informáticos ali existentes, noto cada vez mais que a tendência dos alunos se transfere do uso do cd-rom e dvd, quase arcaicos, para outros suportes mais dinâmicos e imediatos como Wikipédia, You Tube, My Space, Face Book, Flickr...Blogs.... Dir-se-ia que o conteúdo existente naqueles se tornou fechado e estático perdendo o lugar para conteúdos em constante movimento. E a constatação é que o "público" adere e participa. E participa porque é novo e é fixe: o acesso é limitado a um simples registo, o carregamento de conteúdos é instantâneo, a resposta é imediata, armazena generosamente velhos conteúdos e propõe outros caminhos de pesquisa. Tudo pronto, tudo feito...acabando com a Web 1.0 e as horas de programação, ferramentas web, etc.
Diria então que a Web 2.0 é um movimento perpétuo, uma comunidade circular, uma fluidez de informação sempre em actualização.
Onde se situa a biblioteca tradicional neste contexto? Que serviços pode prestar a biblioteca escolar nesta dinâmica? Como acompanhar as novas tendências? Como criar uma Biblioteca 2.0?
É o que espero aprender e discutir...
Subscrever:
Mensagens (Atom)