segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS, FELIZ NATAL!

A Escola vestiu-se de Natal
para nos acolher hoje à noite
nos sabores de um bom jantar
no aconchego de um abraço
na alegria de um sorriso.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

The most beautiful libraries - (bibliotecas fantásticas)

O título não condiz com a tradução, mas o conteúdo transporta-nos para Bibliotecas fantásticas. Ainda não tivemos o privilégio de visitar algumas delas, mas esperamos que o tempo nos dê a oportunidade de o fazer.Propomos hoje uma viagem no tempo e realçamos o contributo português e brasileiro na divulgação do conhecimento: Coimbra (Biblioteca Joanina), O Convento de Mafra e o Real Gabinete de Leitura no Rio de Janeiro (esta, provavelmente uma das mais bonitas bibliotecas do Mundo).
Para saborear devagar...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Parabéns, Nadir Afonso!

Arquitecto, nome maior da pintura portuguesa contemporânea, faz hoje 90 anos.
O seu percurso cruzou-se com F. Léger, Portinari, Le Corbusier, Oscar Niemeyer ...

Uma singela homenagem? Conhecê-lo, visitando o seu sítio:
http://www.nadirafonso.pt/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Parabéns, Cruzeiro Seixas!

Faz hoje 90 anos; é um "homem que pinta" (a designação de pintor aborrece-o); poeta português, militante do Surrealismo, é um nome maior da história da arte portuguesa contemporânea.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LIVROS, LIVROS, BIBLIOTECA

Toda a gente sabe que os livros devoram espaço sem qualquer piedade. E não existe defesa possível. Qualquer que seja o espaço que se lhes dê, nunca chega. Ocupam primeiro as paredes, e depois continuam a espalhar-se por onde conseguirem. Apenas o texto fica poupado. Chegam sempre uns novos, enquanto o dono não tem coração para se livrar de nenhum dos velhos. E assim devagar, sem dar nas vistas, volumes de livres empurram tudo à sua frente. Como glaciares.

Zoran Zivkovic, "A Biblioteca", ed. Cavalo de Ferro, 2010, p. 29


Sinopse
Livro vencedor do prestigiado World Fantasy Award, A Biblioteca reune seis histórias fantásticas ligadas à bibliofilia, fazendo-nos pensar em Jorge Luis Borges e na sua biblioteca infinita, mas também no universo de Kafka ou de Umberto Eco. No conto de abertura, um escritor descobre um site onde todos os seus livros, inclusive os que ainda não escreveu, se podem consultar; num outro, uma comum biblioteca transforma-se durante a noite num arquivo de almas; noutro, ainda, o Diabo decide estabelecer os níveis da literacia infernal... (IN http://www.wook.pt/ficha/a-biblioteca/a/id/9620195)

Uma leitura com humor, deliciosa, cativante, estes seis contos que se interligam em torno de diferentes tipos de bibliotecas: particulares, virtuais, nocturnas, minimais, infernais, requintadas...