sábado, 28 de março de 2009

LER


Merece visitas frequentes, o blogue da revista LER .



http://ler.blogs.sapo.pt/

terça-feira, 24 de março de 2009

Concurso Nacional de Leitura

Estamos contentes e orgulhosos, claro!
A Margarida Figueiredo, do 8º B, está de parabéns: é a vencedora da fase distrital do CNL !
As provas decorreram ontem na Biblioteca Municipal de Anadia que primou pela organização.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Biblioteca Digital Camões

A funcionar desde o dia 6 de Janeiro, a Biblioteca Digital Camões disponibiliza um manancial considerável de ensaios e clássicos da literatura.


cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html - 42k -

segunda-feira, 16 de março de 2009

Semana da Leitura

Iniciámos hoje o nosso programa.

A abrir a Semana da Leitura, um encontro com o escritor Manuel Jorge Marmelo (nascido no Porto em 1971, jornalista do "Público", um autor fecundo da novíssima geração). Pretexto: a leitura do romance "As Sereias do Mindelo" escolhido pela aluna Inês Azevedo, no âmbito do seu PIL (Projecto Individual de Leitura). Foi uma aula aberta de Literatura Portuguesa: após a apresentação do convidado e do livro, os alunos da turma anfitriã (10ºI) puseram questões ao autor e leram excertos de vários textos de MJM. Falou-se de escrita e de leitura, de música e de paixões, de experiências e de sonhos, de acasos e de viagens, do mundo e de várias formas de o apre(e)nder... enfim, de tudo aquilo que cabe na vida e na literatura, porque tudo tem a ver com tudo. As coisas que vêm nos livros estão todas entretecidas. Cruzam-se como fios de uma teia de aranha invisível." , diz M., a personagem errante de "Aonde o Vento Me levar".
Assim também aprendemos que "Todos devíamos poder ser cidadãos de todo o mundo - ou, pelo menos, filhos de todos os sítios de que gostamos, dos países dos nossos afectos." Isso nos permitirá afirmar como o narrador /escritor/ viajante de "As Sereias do Mindelo": " Sei cada vez menos quantas pátrias tenho."

MJM tem um "site" e um blogue:
http://planeta.ip.pt/~ip202503/geral.html
http://teatro-anatomico.blogspot.com

quarta-feira, 11 de março de 2009

Crise e Bibliotecas

LIBRARIES WILL GET YOU THROUGH TIMES OF NO MONEY BETTER THAN MONEY WILL GET YOU THROUGH TIMES OF NO LIBRARIES

Nestes tempos de crise, aqui está uma mensagem pertinente constante de um pequeno cartaz - da Biblioteca Pública de Whitefish (Montana, EUA) - que, sendo sobre bibliotecas em geral, interessa a todos os adolescentes: os que o são, os que já foram e os que hão-de ser. Traduzido:

“As bibliotecas ajudam-te a passar as épocas sem dinheiro melhor que o dinheiro te ajuda a passar as épocas sem bibliotecas.”

In

http://www.adrian&pandora.blogspot.com

terça-feira, 10 de março de 2009

Semana da Leitura na nossa escola - 16-19 de Março

«A investigação tem demonstrado a possibilidade de a leitura ampliar as capacidades do cérebro, criando diferentes perspectivas de interpretação da realidade e novas competências no manejo das emoções, contribuindo para a melhor compreensão da complexidade do mundo. Especialistas defendem que o que importa é que a criança leia, sobretudo textos que a mobilizem e não se afigurem desconexos em termos de espaço e tempo, o que poderá levar ao abandono do livro. Por isso, o interesse de uma criança ou de um adolescente por qualquer tema deverá ser incentivado, porque estará a contribuir para o ganho de hábitos de leitura, que só se poderão consolidar nas idades jovens.
Costuma dizer-se que se pode ler um livro a uma criança desde muito cedo, na prática deve seguir-se o conselho de segurar a criança ao colo e com a mão disponível ler-lhe um episódio qualquer que o faça sonhar: não importa, a princípio, se é ou não um texto de muito valor literário».


Daniel Sampaio

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Cinema, esse LEITOR



"O cinema também filma livros"

Todos sabemos que existem muitos filmes cujos argumentos são adaptados de livros, alguns mais conhecidos do que outros, mas na maior parte das vezes não temos noção da quantidade e diversidade de filmes adaptados de obras literárias.
A ver pela quantidade de bibliotecas que apresentam listas de livros adaptados ao cinema, como forma de sugestões de leitura, vemos que este é um verdadeiro sucesso para a promoção da leitura.

As Bibliotecas Públicas de Hedberg, Edmonton e de Mid-Continent elaboraram uma lista de "livros cinematográficos" e atingiram o interessante número de 1.250 títulos!

Esta ideia de livos adaptados ao cinema é também uma boa sugestão para um Grupo de Leitores. Em 2007, o grupo que dinamizo na Biblioteca Municipal de Oeiras fez uma selecção com base neste critério e foi muito interessante para alimentar a conversa e criar o debate.

Aproveitando as ainda recentes atribuições dos Óscares, deixo aqui um link para um lista dos livros que criaram os filmes nomeados/galardoados com a estatueta dourada - The books behind the oscars nominations.

Sabia que "O estranho caso de Benjamin Buton" é baseado num conto de F. Scott Fitzgerald?



Bruno Duarte Eiras, IN http://entreestantes.blogspot.com/

As mulheres na Ciência

Todos estamos cientes da sub-representação da mulher na ciência, predominantemente quando nos referimos a cargos de liderança. Um exemplo elucidativo é o facto de apenas dez por cento dos cientistas contemplados com o prémio Nobel desde a sua criação em 1901 serem do sexo feminino. No entanto, isso torna-se um paradoxo, quando nos apercebemos que o nível de escolaridade da mulher está a aumentar comparativamente ao do homem em todo o mundo. Um número crescente de estudantes do sexo feminino entra nas universidades em áreas tão díspares como as humanidades, a medicina ou até mesmo as engenharias, sendo estes últimos cursos maioritariamente masculinos há pouco mais de dez anos.

*8 de Março de 2009
Raquel Soares - Subdirectora do Ciência Hoje
Professora de Bioquímica, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto


Mas como se explica este paradoxo? A principal causa é a pressão que a sociedade exerce na mulher. A ciência é uma actividade apaixonante, que combina a curiosidade característica do Homem com o interesse em descobrir novos caminhos que possam ajudar a humanidade a ultrapassar os problemas quotidianos, sejam eles de índole científica ou tecnológica. No entanto, esta actividade requer um grande esforço por parte dos profissionais. Para além das muitas horas passadas no laboratório, a ciência requer muito tempo de leitura, de reflexão e de discussão.

A somar a estas tarefas diárias, frequentemente os cientistas têm que se ausentar dos seus locais de trabalho para participarem em congressos e reuniões, ou realizarem estágios noutras instituições que são essenciais para a actualização dos conhecimentos e para o sucesso das suas carreiras. O esforço da mulher, particularmente quando tem uma actividade tão cativante como a ciência, é ainda bastante superior ao do homem hoje em dia. A sociedade nas últimas décadas tem vindo a alterar-se, fazendo com que homens e mulheres partilhem as tarefas domésticas. Cada vez mais os homens são capazes de cuidar dos filhos e da organização do lar.

Porém, a mulher continua a ter a seu cargo a gestão destas tarefas familiares. Por isso, torna-se difícil (e por vezes quase incompatível) conciliar a actividade profissional numa área tão absorvente como a ciência, com a vida familiar e social dinâmica da actualidade. Por outro lado, sendo a ciência tão fascinante, facilmente nos embrenhamos no trabalho dias a fio, ficando as restantes actividades do dia-a-dia para segundo plano.


O que seria da ciência sem as mulheres? De um modo geral, a mulher apresenta várias qualidades fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira científica bem sucedida. Entre estas destacam-se a imaginação, o espírito criativo, a perseverança, o empenho e o entusiasmo. Estas qualidades tornam a mulher um importante impulsionador da ciência.

Neste dia internacional da mulher, é importante realçar a garra que caracteriza as mulheres do século XXI, envolvendo-se sem receio em variadíssimas áreas da sociedade às quais durante muito tempo não tinham acesso. A ciência, pelo seu carácter absorvente, é um dos exemplos paradigmáticos.


Mas a contribuição da mulher em áreas da ciência como a matemática, a astronomia, a química, a medicina, a agricultura ou a biologia, é já de longa data. Há quatro mil anos uma sacerdotisa na Babilónia dedicou-se ao estudo das estrelas, constituindo uma referência importante para os astrónomos e matemáticos que a sucederam.

O conhecido “banho-Maria” que todos nós usamos diariamente no laboratório, e que contribuiu para o desenvolvimento de muitas áreas da ciência e da indústria, é atribuído a uma química, Maria la Hebrea, que viveu no século I em Alexandria. Já no século XX, o papel das mulheres na ciência tornou-se cada vez mais conhecido. Marie Curie é sem dúvida o caso mais marcante que culminou com a atribuição de dois prémios Nobel (da física em 1903 juntamente com o seu marido, e da química em 1911, pela descoberta de dois elementos químicos).


É verdade que a prevalência de mulheres na ciência tem aumentado significativamente nas últimas décadas. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer até atingirmos a igualdade em número de homens e mulheres na ciência. Será que um dia veremos a versão feminina do estereótipo do cientista de bata branca, com os óculos na ponta do nariz e o cabelo desgrenhado? Esperemos que não! Primeiro porque não é saudável, e em segundo lugar porque o papel da mulher (tal como a do homem) na sociedade não se limita à sua profissão.

A educação dos filhos, por exemplo, é imprescindível e salutar quer para os filhos quer para as mães. Talvez no meio esteja a virtude! Tentemos manter uma vida saudável, tornando compatível uma carreira científica de sucesso com a estabilidade de uma vida familiar que todos desejamos. Não é fácil, mas não é de todo impossível! Evocando Darwin, neste ano em que se comemora o bicentenário do seu nascimento, podemos dizer que a diversidade (neste caso de actividades) é essencial para a evolução.


http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=30039

domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica; reivindicavam a redução de um horário de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio; cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tomou forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.

terça-feira, 3 de março de 2009

Aveiro2009 – Recordando Efemérides

Foi lançado no sábado passado "o mais recente livro de Mons. João Gonçalves Gaspar – Aveiro2009 – Recordando Efemérides –, no Museu da Cidade. Apresentou a obra Delfim Bismark Ferreira. Teceu naturais e justos elogios ao autor, que já publicou mais de 30 títulos, a maioria dos quais à volta de Aveiro e sua região, mas também sobre vultos da história local.
Mons. João Gaspar pensou este trabalho há uns três meses. Pegando na ideia, buscou na história e na memória o que de relevante aconteceu em cada mês, de muitos anos “redondos”. Começou, obviamente, pela data mais antiga – 12 de Junho de 922 – que se refere provavelmente a Aveiro. Diz assim: “D. Ordonho II, rei da Galiza e de Leão, assinou uma importante doação em favor do Mosteiro de Crestuma, onde se menciona o PORTU DE ALIOVIRIO; se este topónimo corresponder a uma anotação alterada de ‘Alavário’, temos aqui a primeira referência histórica a Aveiro.”
Fiquemos então com esta data que assinala o primeiro “baptismo” de Aveiro. Mas o livro tem muitas outras curiosidades que nos levam a visitas bem guiadas, através dos séculos e até quase aos nossos dias, pela vida da terra aveirense e das suas gentes.
Esta obra, com edição de excelente papel e profusamente ilustrada, insere-se perfeitamente nas celebrações dos 250 anos da elevação de Aveiro a cidade. Com capa de Hugo Rios, a partir de desenho de Sara Bandarra, e composição de José Luís Santos, este livro é um regalo para os olhos e para o espírito de quem sente o património histórico como parte integrante do seu próprio ser.
Mons. João Gaspar, provavelmente o mais prolífero historiador aveirense, não se poupa e esforços para nos ofertar, com alguma frequência, lampejos da sua sensibilidade e do seu labor, carregados de aveirismo, onde o eixense, que ele é também, mergulhou há muito, com assinalada paixão.
Deste trabalho haverei de falar e de escrever algumas vezes, ao sabor das efemérides que o autor tão bem soube registar em letra de forma, com belas e oportunas fotografias."



http://www.pela-positiva.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de março de 2009

LAGOA HENRIQUES (1923-2009)

Morreu no passado dia 21 Mestre Lagoa Henriques, o autor de um dos monumentos mais fotografados de Lisboa - a estátua de Fernando Pessoa na esplanada da Brasileira do Chiado.
A conciliação da técnica com a ética, a estética e a poética terá sido sempre a maior preocupação deste escultor e professor que ensinava a olhar para as coisas.