terça-feira, 30 de setembro de 2008

PORTUGAL, UM PAÍS A ENVELHECER

Para debater o declínio populacional, desde ontem até 3 de Outubro, está a decorrer em Lisboa o III Congresso Português de Demografia.
Somos já o sétimo país mais envelhecido do mundo e nos últimos anos temos estado a aproximar-nos cada vez mais do Japão, a nação com maior percentegem de idosos. Possuímos hoje mais idosos (pessoas com 65 anos ou mais) do que jovens (menores de 15 anos). Para esta tendência contribuiu a emigração que se verificou a partir da década de 1960, mas sobretudo a diminuição da natalidade.
Prevê-se que em 2035 a imigração, solução de curto prazo, deixe de ser suficiente para assegurar o crescimento efectivo da população activa no nosso país, devendo os governos tomar medidas favoráveis ao acréscimo da natalidade, tais como licenças parentais e apoios à maternidade, incluindo incentivos financeiros.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

50 anos de CINEMATECA

A Cinemateca Portuguesa cumpre hoje 50 anos de actividade, a mostrar filmes portugueses e estrangeiros que, de outra forma, dificilmente passariam em salas de cinema. Considerada o "templo" do cinema em no nosso país, a Cinemateca guarda no seu Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) mais de 30.000 filmes; durante muito tempo, foi praticamente a única editora a criar bibliografia cinematográfica em Portugal; e tem uma Biblioteca com um vasto espólio de livros e iconografia.


Para saber mais, ler J.L. nº 991 ("Jornal de Letras, Artes e Ideias"), de 24 de Setembro a 7 de Outubro, pp 8-10

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DIA MUNDIAL DO MAR

Em Portugal, celebra-se hoje, 25 de Setembro, o DIA MUNDIAL DO MAR.
O tema deste ano é "IMO: 60 anos ao serviço da navegação".

IMO significa, em Português, "Organização Marítima Internacional".

Para saber mais , consultar

http://www.emam.com.pt

http://ec.europa.eu/research/research-eu

http://imarpor.pt/dmm_2008.htm

www.fabrica.cenciaviva.ua.pt

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Concurso - 12º ano

"Del8 - APAGA COM OS OBJECTIVOS DO MILÉNIO"



Consultar Regulamento na Biblioteca Escolar ou em

http://www.del8.com/

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Em Aveiro, "VARIAÇÕES DOS TEMPOS"

Na galeria dos Paços do Concelho, o aveirense Lopes de Sousa apresenta uma exposição de pintura representativa das suas mais recentes criações artísticas.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Design e Arquitectura

Turim está cheia de design e arquitectura.

Turim é, em 2008, a primeira Capital Mundial do Design, escolhida pelo International Council of Industrial Design em 2005. O P2 esteve em Turim e aponta as mostras essenciais, à mistura com a arquitectura.

(...)
À margem do design

Mole Antonelliana, o museu do cinema no topo de Turim

Já que se está em Turim, não se perca o Museu Nacional de Cinema, na antiga Mole Antonelliana. Foi ali que foram entregues os prémios Young? Creative? Chevrolet, entre os quais foram distinguidos estudantes portugueses - Ricardo Trindade e Rafael Gonçalves com o 2º lugar em artes visuais e Paulo Duarte com o terceiro lugar em fotografia. É como estar numa cena de A Biblía, rumo ao topo da Torre de Babel, ou no Gugenheim de Nova Iorque, mas numa espiral de uma sinagoga que nunca o foi. Desenhado por Alessandro Antonelli em 1863, já foi o edifício mais alto da Europa e hoje é um dos museus mais altos do mundo. A colecção está espalhada ao longo das paredes. É em espiral que se visita o museu, mas é na mais pura vertical que se apanha o elevador transparente que vai da cave até meio da torre metálica (que ascende até aos 167 metros) para ver um outro filme: o da panorâmica imbatível sobre a cidade de Turim. A imagem da Mole Antonelliana é tão icónica quanto a da memória cinematográfica que alberga e até foi desenhada por Hayao Miyazaki no filme The Crimson Pig. Lá dentro está o Alien de Ridley Scott, mais de 300 mil posters e cartazes de época do cinema italiano e mundial, entre os quais dois originais raros do Cinématographe Lumière que anunciam o nascimento do cinema. Do espólio também constam adereços e elementos de cenário (mais de 1500) de O Gigante a Casanova, passando por O Império Contra-Ataca, além de fotografias e dos primeiros aparelhos que fizeram a história do cinema. J.A.C.

In P2 - 17.09.2008, Por Joana Amaral Cardoso

Ler mais em http://jornal.publico.clix.pt/

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Recomecemos...com felicidade e votos de bom ano escolar

L I V R O S

Livros são bafos de vida
- Lições de formas de ser
Vindas da alma - à medida
De quem as queira aprender.

Por muito que eu saiba agora,
Sempre que leio outro livro
Aprendo mais, numa hora,
Do que, não lendo, consigo.

Todos os livros que li
Mais os que vou, ou não, ler
Dizem o que eu aprendi
E o que me falta saber.






Vítor Cintra
(In “ MURMÚRIOS”)